sexta-feira, 15 de abril de 2011

Imagens de Hérnia de Disco Lombar






http://4.bp.blogspot.com/_kywGSWT6bas/SWqy4KETS9I/AAAAAAAAAEY/_UaW9NaIHRc/s320/Discartrose+da+Coluna+Lombar.jpg

http://www.programapostural.com.br/radiografias/hernia_lombar.jpg

http://www.programapostural.com.br/radiografias/herniadedisco.jpg

http://www.herniadedisco.com.br/wp-content/uploads/2008/11/04.jpg

http://www.scielo.br/img/fbpe/anp/v60n1/8248f1.jpg

http://4.bp.blogspot.com/_Jnn5IbVA4-c/TUmo6wInUNI/AAAAAAAAAmM/NTjpDT-bZgE/s1600/HD.jpg

Hérnia discal é a herniação do núcleo pulposo através do anel fibroso, constituindo-se como uma das principais causas de dor lombar (CECIL, 1992). Quando há uma herniação medial, envolve a medula espinhal diretamente, pode haver pouca ou nenhuma dor, ou dor na distribuição radicular bilateral. Sendo que, em muitas vezes, as dores são sentidas em local distantes da herniação do disco (CECIL, 1992).

A hérnia de disco surge como resultado de diversos pequenos traumas na coluna que vão, com o passar do tempo, lesando as estruturas do disco intervertebral, ou pode acontecer como conseqüência de um trauma severo sobre a coluna. A hérnia de disco surge quando o núcleo do disco intervertebral migra de seu local, no centro do disco para a periferia, em direção ao canal medular ou nos espaços por onde saem as raízes nervosas, levando à compressão das raízes nervosas.

Um disco é uma estrutura colocada entre duas vértebras. O disco possui uma área central gelatinosa (núcleo pulposo) circundada por um anel, que mantém esse núcleo no seu interior. O núcleo gelatinoso funciona como um amortecedor. Devido a fatores como seu envelhecimento (degeneração), o anel às vezes se rompe e permite a saída de parte do núcleo. Esse material gelatinoso comprime a raiz nervosa e provoca os sintomas de uma hérnia (de disco).

Existem, normalmente, 31 pares de raízes nervosas que saem da coluna e se distribuem para todo o corpo. O maior nervo do corpo humano (nervo ciático) é formado por cinco dessas raízes. Quando uma delas é comprimida pela hérnia, ocorre dor e outros sintomas.

A maioria das hérnias ocorre na região lombar (perto da cintura), mas também existem hérnias da região torácica e cervical (pescoço).

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...