Video: Hérnia de disco provoca dores nas costas









Hérnia de disco

Dores nas costas podem ter muitas causas. Uma delas é a hérnia de disco, uma doença que pode atingir pessoas de qualquer idade, mas prevalece em indivíduos entre 30 e 50 anos de idade.

Como acontece?
O ortopedista Rodrigo Junqueira explica que a base de sustentação do corpo é composta por vértebras, que possuem um canal por onde passa a medula. Entre as vértebras existe um mecanismo de redução do atrito entre os ossos, os chamados discos intervertebrais, formados por um tecido cartilaginoso. Com o passar do tempo, esses discos sofrem desgaste e saem da posição normal. Este deslocamento faz com que o disco comprima os nervos que passam pela coluna, causando dor não só nela própria, mas também em outras partes do corpo.

Diagnóstico
Para confirmar o diagnóstico da doença podem ser feitos exames de raios-x, tomografia e ressonância magnética. A escolha do tratamento leva em conta a gravidade do quadro, podendo ser feita à base de fisioterapia ou procedimentos cirúrgicos. No entanto, quem faz a cirurgia não fica livro do problema. É preciso tomar muito cuidado com a coluna para que o problema não volte ou apareça em outro disco.

Causas e prevenção
Muitas podem ser as causas da formação de uma hérnia. A predisposição genética é a mais importante delas. O envelhecimento, a falta de atividade física e o tabagismo são outros fatores de risco. Mas outras atitudes que sobrecarregam a coluna também propiciam o quadro. Carregar excesso de peso e ter uma postura ruim são fatores a serem evitados para a boa saúde das suas costas.

COMENTE ESSE POST

Compartilhe no Google +

0 comentários: