Pilates é indicado para casos de desvios posturais







 


Podemos chamar de desvios posturais da coluna, as curvaturas incomuns que surgem na coluna vertebral, causadas por alguma má formação durante a gestação, por processo patológico, traumatismos, obesidade, ou pelo motivo mais comum nos dias de hoje: a má postura.

Os benefícios do método Pilates só depende  da execução dos exercícios com fidelidade aos seus princípios.  A técnica de Pilates se divide em exercícios realizados no solo e em aparelhos. Todos eles favorecem o trabalho dos músculos estabilizadores enquanto que elimina a tensão excessiva dos músculos e compensações de movimentos envolvendo uma larga variedade de movimentos.

A técnica Pilates apresenta muitas variações de exercícios e pode ser realizada por pessoas que buscam alguma atividade física, por indivíduos que apresentam alguma patologia em que a reabilitação é necessária, como desordens neurológicas, dores crônicas, problemas ortopédicos e distúrbios da coluna vertebral

Os exercícios realizados em solo se caracterizam por ser de caráter educativo, ou seja, enfatizam o aprendizado da respiração e do centro de força. Já os exercícios realizados nos aparelhos envolvem uma larga possibilidade de movimentos, todos eles realizados de uma forma rítmica, controlada, associada à respiração e correção postural.

A técnica do Pilates ajuda a evitar lesões na coluna e prevenir doenças. No Pilates conseguimos um treinamento muscular mais específico em aulas personalizadas. Trabalhamos com a estabilização da coluna, que é o fortalecimento dos músculos profundos, responsáveis por manter as vértebras e seus componentes articulares na posição correta. Esses exercícios evitam problemas como: hérnias de disco, espondilólise, protusão discal e desvios posturais (escoliose, cifose e lordose).

O Pilates é indicado em casos de desvios posturais por trabalhar o reequilíbrio muscular sustentando e estabilizando a coluna trazendo a mesma para o seu eixo, fazendo com que ela cresça para cima, ou seja, alongando e fortalecendo a musculatura, assim aliviando dores e desconfortos que a pessoa pode apresentar.

Para o profissional que trabalha com Pilates, é importante estar atento aos desvios posturais. Recomendo esse livro digital, que traz uma abordagem sobre a atuação do Pilates nos Desvios Posturais. Clique aqui e veja!

COMENTE ESSE POST

Compartilhe no Google +

0 comentários: